home historia loja comendas estandarte gestao palavra vm lojas_co-irm„s





Eventos

SEM EVENTO

 


HIST√ďRIA DA ARGBLS LAURO SODR√Č

ENGALANADA com o j√ļbilo de seus obreiros e ornamentada com a presen√ßa dos ilustres amados Irm√£os que hoje nos honram com suas presen√ßas, comemora a Aug.: Resp.: Gr.: Benf.: Loja Simb.: Lauro Sodr√© n¬į 1445, seu 61¬į anivers√°rio de funda√ß√£o.

Ostentando Quadro composto por 68 Obreiros √ļteis e dedicados, constitui significativa for√ßa da Ordem Ma√ß√īnica, com v√°rios dos seus integrantes exercendo importantes fun√ß√Ķes nos Altos Corpos do R.:E.:A.:A.:, do Simbolismo e do Filosofismo, sendo detentora do t√≠¬≠tulo de Grande Benfeitora, outorgado pelo G:.0:.B:. e da Medalha do M√©rito Montezuma, a mais elevada honraria jamais concedida pelo Supr:.Cons:. do Brasil para o R.:E.:A.:A.: a uma Loja Simb√≥lica, sendo esta Oficina a primeira a receb√™-la, a Loja Lauro Sodr√© tem muito a exibir e, consequentemente, motivos para se orgulhar do que √© e do que representa para a Sublime Institui√ß√£o.

No entanto, por dever de justiça e gratidão, neste momento grandioso devemos lembrar que o caminho percorrido por esta Loja, desde seus primórdios até o apogeu de que hoje desfruta, nem sempre foi florido e livre de obstáculos, e que as glórias e alegrias do presente são frutos de muita luta, trabalho, dedicação e abnegação dos Irmãos que nos precederam.

Esses not√°veis Irm√£os que, com seus esfor√ßos e sacrif√≠¬≠cios constru√≠¬≠ram e nos legaram esta magn√≠¬≠fica Loja, merecem que lembremos suas realiza√ß√Ķes, o que tentaremos fazer no breve hist√≥rico da Loja Lauro Sodr√© que passamos a apresentar.

A Augusta Respeit√°vel Grande Benfeitora Loja Simb√≥lica Lauro Sodr√© n¬į 1445 adota em seus trabalhos o R:.E:.A:.A:., √© jurisdicionada ao GOERJ , e federada ao G:.O:.B:..

Foi fundada no dia 22 de maio de 1953 por um grupo de Irm√£os originalmente integrantes da Loja Simb√≥lica Merc√ļrio, pertencente √†s Grandes Lojas, que abatera colunas.

Iniciou seus trabalho em um Templo da Travessa Belas Artes n¬į 15, no centro da cidade do Rio de Janeiro, vinculada ao Grande Oriente Unido.

Seu primeiro Venerável Mestre foi o Irmão MANOEL TIBÚRCIO, compondo os demais cargos da Administração os outros Irmãos fundadores, a saber: OSCAR DANTAS DA LUZ, ANAPHITAIR ROSA DA SILVA, EDGARD ANTUNES DE ALENCAR, JUSTINO TIBÚRCIO, EDWAL ALBERT e ANTONIO ZABULO.

Guardamos com muito carinho a Bí­blia usada na instalação e nos primeiros trabalhos ritualí­sticos realizados por nossa Augusta Oficina e, nesta oportunidade, anunciamos que no altar dos Juramentos acha-se aberta, compondo, como Livro da Lei, as Grandes Luzes da Maçonaria, a mesma Bíblia usada para dar iní­cio aos primeiros trabalhos desta Loja. Assim, estamos simbolicamente revivendo os acontecimentos de 22 de Maio de 1953, data da Sessão Magna de Fundação da Loja Lauro Sodré.

Em 21 de Dezembro de 1956 ocorreu a fus√£o do Grande Oriente Unido com o Grande Oriente do Brasil e, nessa ocasi√£o, a Loja Lauro Sodr√© foi uma das 31 Lojas Simb√≥licas reconhecidas e federadas ao Grande Oriente do Brasil, Pot√™ncia Ma√ß√īnica Regular.

Em 1960 nossa Loja sofre grave crise, ficando inativa por alguns meses, para, ap√≥s, ser reerguida por iniciativa dos Irm√£os EDGARD ANTUNES DE ALENCAR, ANAPHITAIR ROSA DA SILVA, PEDRO GON√áALVES DE OLIVEIRA, JOS√Č PEREIRA DE MENEZES, ERASMO DA SILVEIRA, JO√ÉO GOMES RIBEIRO, JUSTINO TIB√öRCIO, EDWAL ALBERT E ROSENY LEITE DO AMARAL COUTINHO, todos j√° no Or.: Et.*., √†¬†exce√ß√£o do Irm√£o ROSENY, que atualmente √© Vener√°vel Mestre da Loja Nilo Pe√ßanha, Orador da Loja Trabalho e Liberdade e Obreiro da Loja Lauro Zamenhof.

Anote-se, tamb√©m, o grande aux√≠¬≠lio que nessa emerg√™ncia prestaram √†¬†Loja Lauro Sodr√©, como filiados livres, os Irm√£os MOACYR ARBEX DINAMARCO, AZARIAS AGUIAR DE ARRUDA e CL√ČRIO CARNEIRO.

Em 1967 incorporou-se à Lauro Sodré a Aug:. Resp:. Loja Simb:.MARECHAL FLORIANO, sendo nosso quadro enriquecido com vários ilustres e dedicados Irmãos, que vieram fortalecer nossas colunas, de cuja qualidade invulgar é exemplo o valoroso Irmão OSVALDO DE OLIVEIRA MESQUITA, ainda hoje obreiro desta Oficina, onde é um dos mais assí­duos e ativos participantes de nossos trabalhos.

Também rendemos nossa homenagem de gratidão aos sábios e virtuosos Irmãos que desempenharam o difí­cil e honroso cargo de Venerável Mestre da Loja Lauro Sodré no decorrer dos seus 41 anos de existência, registrando seus nomes e perí­odos de mandato:

1953/55 - MANOEL TIB√öRCIO

1955/57 - OSMAR DANTAS DA LUZ

1957/59 - EDGARD ANTUNES DE ALENCAR

1960/61 - OSMAR DANTAS DA LUZ

1961/63 - ANAPHITAIR ROSA DA SILVA

1963/64 - ROSENY LEITE DO AMARAL

1964/65 - PEDRO GONÇALVES DE OLIVEIRA

1965/67 - JOS√Č PEREIRA DE MENEZES

1967/68 - FELIPE DE S√Ā VASCONCELOS

1968/69 - ERASMO DA SILVEIRA

1969/73 - ROSENY LEITE DO AMARAL COUTINHO

1973/74 - GET√öLIO DE SOUZA

1974/75 - OLAVO DE OLIVEIRA

1975/79 - MANOEL PADILHA DE BARROS

1979/81 - ARACATY JOS√Č DE MEDEIROS

1981/85 - RAIMUNDO RAMOS

1985/89 - HUMBERTO LEAL CRUZ

1989/93 - JOSU√Č MORAIS DE OLIVEIRA

1993/95 - BOL√ćVAR FERRAZ RAMOS

1995/99 - LINDOMAR DE LIMA TAVARES

1999/01 - VALMAR PEREIRA CABRAL

2001/05 - SEBASTIÃO PEREIRA GOMES

2005/09 - JORGE PEREIRA DE S√Ā

2009/13 - OTACILIO RODRIGUES DE ALC√āNTARA

2013/15 - JORGE ALBERTO MASTA SCARIOTE

A atual Administração da Loja é composta pelos seguintes Irmãos:

VENER√ĀVEL MESTRE - JORGE ALBERTO M. SCARIOTE

1¬į VIGILANTE - JORGE JOS√Č GONZALEZ SEBA

2¬į VIGILANTE - √ĀTILA MEIRELLES MARTINS

ORADOR - MARCO AUR√ČLIO ARA√öJO TEIXEIRA

SECRET√ĀRIO - D√ČRCIO LOPES BENTO

TESOUREIRO - REGINALDO PORTO DE LIMA

CHANCELER - PAULO CESAR ALTOMARE CARREIRO

MESTRE DE CERIMONIAS - SEBASTIÃO GROSSI

1¬į DIACONO - PEDRO ROBERTO RODRIGUES

2¬į DIACONO - JOS√Č RICARDO LARICCHIA

HOSPITALEIRO - OTAC√ćLIO RODRIGUES ALC√āNTARA

MESTRE DE HARMONIA - MARCELO L√ĒBO

COBRIDOR - JAIRO ALBERTO DE CARVALHO

DEPUTADO FEDERAL - VALMAR PEREIRA CABRAL

DEPUTADO ESTADUAL - DENIR CANDIDO MENDES

Os Obreiros da Loja Lauro Sodré têm consciência de tudo que devem àqueles que fundaram, mantiveram e engrandeceram esta Loja durante seus 61 anos de existência, sabendo que jamais conseguirão pagar essa dívida, que é de impossí­vel mensuração. Apenas poderão amortizá-la, para tanto empenhando todas as suas forças fí­sicas e mentais para elevar cada vez mais nossa amada Loja, a fim de poderem proporcionar aos Irmãos que nos sucederem a mesma felicidade que nos legaram os que nos precederam: trabalhar na Loja Lauro Sodré.

Aos nossos antecessores, nossa gratid√£o. Lembrando-os sempre que ao se comemorar mais um anivers√°rio de funda√ß√£o da Aug.: Resp:. Gr.: Benf.: Loja Simb.: LAURO SODR√Č n¬į 1445, perpetuaremos a lembran√ßa dos seus feitos em benef√≠¬≠cio da Ordem e da Humanidade.



maconaria jornal lauro sodre hino agenda fotos contato




ir para topo
ARGBLS Lauro Sodré 1445